Low Carb


Por: Rodrigo

07 de Outubro de 2018

Você é uma das milhares de pessoas que sempre falam: “agora eu vou tomar atitude, começar a alimentar melhor e fazer atividade física, para estar com a saúde em dia e alguns quilos a menos”, mas ano após ano é a mesma história de sempre… muita vontade e pouca atitude?

Que tal darmos um basta nesse ciclo vicioso e começarmos a investir em nós mesmos? Mais saúde e menos quilos, afinal a nossa saúde é o nosso bem mais precioso e com ela em dia, até mesmo a própria autoestima também se beneficiará.

Vou fazer um breve relato de um amigo bem próximo, que aos 31 anos, já estava hipertenso e diabético, além de estar com um “invejável” IMC de 39. Infelizmente, uma triste realidade que não é exclusividade de alguns.

Certo dia, após anos de sedentarismo e muita chamada de atenção dos médicos (inclusive da minha parte), ele resolveu dar um basta em todo esse estilo de vida maléfico e resolveu aderir a Low Carb, além dar início também às atividades físicas diárias.

Objetivos do artigo:

  • Conscientizar sobre a importância de hábitos de vida saudáveis.
  • Sugerir algumas opções de hábitos de vida saudável (com responsabilidade).
  • Informar corretamente o que é Low Carb.
  • Te ajudar na decisão sobre aderir ou não ao Low Carb.
  • Apresentar um dos melhores e-Books do mercado de receitas Low Carb, para te ajudar no dia a dia, além de aprofundar no assunto (e-Books de brinde).
 

Pois bem, dentre os inúmeros tipos de “dietas” propostos ao longo dos últimos anos, a low carb (que não é exatamente uma dieta), parece ser uma das correntes mais fortes e coerentes no segmento nutricional.

Basta ligar a TV e observar que a Rede Globo e a Rede Record estão constantemente produzindo matérias a respeito do assunto, todavia, o que os especialistas dizem?

Você está com receio em fazer parte desse movimento? Leia este artigo até o final e recomendo que assista o vídeo postado aqui, para que você possa tirar a sua própria conclusão.

Apesar de estar relacionada a dieta na cabeça das pessoas, a “filosofia” low carb vai muito mais além que uma simples dieta.

É uma mudança brusca na rotina alimentar de uma pessoa, que passa a abandonar velhos hábitos alimentares, geralmente maléficos a saúde, como o consumo exagerado de carboidratos e açúcares.

Inicia-se assim, um melhor balanço na proporção ingerida das diversas fontes nutricionais: mais lipídeos e proteínas e menos carboidratos e açúcares de um modo geral.

Note que em nenhum momento eu citei, que o indivíduo que assume a corrente low carb, deixará de ingerir carboidratos em seu cotidiano, pois devo sempre frisar essa informação.

Este indivíduo irá fazer apenas um novo ajuste nos níveis de carboidratos a serem ingeridos no dia a dia, onde a proporção ou porcentagem será definida caso a caso, logo, não é correto padronizar as proporções para todo mundo.

O objetivo final é a perda de peso e consequentemente a diminuição da circunferência abdominal, que dentre várias doenças, predispõem ao diabetes mellitus por exemplo, mas cuidado… há ressalvas a serem feitas.

O Vida Útil pesquisou muito e selecionou a matéria mais sensata e coerente sobre o assunto, para que você possa fazer a sua escolha com mais segurança. Optei em dividir esse artigo em texto e complementar em vídeo, para que não se tornasse cansativo, além de dar mais credibilidade ao que aqui já foi dito aqui.

Lembrando que o autor que aqui escreve para vocês, também é médico, o que facilitou na pesquisa para gerar esse artigo e consequentemente, filtrar melhor as diversas notícias de má qualidade, que são difundidas nas mídias de um modo geral (acredite, até nas grandes emissoras de TV), mas principalmente na internet a respeito desse assunto.

Assista ao vídeo (excelente por sinal), e entenda que isso exige um acompanhamento profissional, de preferência com um especialista (nutrólogo).

Como eu havia dito no começo, eu iria relatar aqui, o desfecho da história do meu amigo. Em 5 meses aproximadamente, ele conseguiu sair de um IMC de 39 para 25, o que é algo formidável.

O grande recado que eu gostaria de deixar para vocês é o fato dele ter conseguido controlar a glicemia (e como consequência, se livrou dos remédios de uso contínuo), apenas com a “duplinha dinâmica”: low carb e atividade física, ou seja, continuando com esse estilo de vida saudável, dificilmente ele voltará a ser mais um brasileiro em uso dos “remédios de diabetes”.

Devo fazer uma observação muito importante aqui: nem todos os pacientes conseguirão se livrar dos medicamentos, provavelmente aqueles que estão com a doença mais “branda”, ou seja, nos estágios iniciais terão mais chances em ter êxito, mas para isso, jamais retire os medicamentos por conta própria sem antes consultar o seu médico.

Sobre a pressão arterial, ele também conseguiu reduzir de três para apenas um anti-hipertensivo, o que também é algo plausível.

Eu que não o via há alguns meses, praticamente levei um “susto” ao vê-lo, devido a mudança brusca de sua aparência e de quebra ainda descolou uma gatinha.

Você não precisa ser portador dessas doenças crônicas, para poder começar a tomar atitudes, basta pensar que com a mudança no estilo de vida, isso lhe ajudará a evitar tais comorbidades no futuro e de quebra, a sua autoestima também irá agradecer fervorosamente.

E aí, gostou do conteúdo do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e difunda para os seus amigos, pois a informação sempre poderá ser muito útil para alguém que pretende iniciar a low carb, ou até mesmo, que já tenha iniciado, mas está fazendo da maneira errada.

Nós do Vida Útil lhe indicaremos o melhor e-Book de receitas do gênero, além de oferecermos alguns brindes extras que irão compor o conjunto, para deixá-lo o mais completo possível. Vale a pena conferir, pois os brindes são por tempo limitado.

Para você que chegou até aqui, primeiramente gostaria de parabeniza-lo(a) pela dedicação e interesse pelo assunto, que é de suma importância, e em caso de qualquer tipo de dúvida em relação ao e-Book, entre em contato conosco.

Nós do Vida Útil lhe indicaremos o melhor e-Book de receitas do gênero, além de oferecermos alguns brindes extras que irão compor o conjunto, para deixá-lo o mais completo possível. Vale a pena conferir, pois os brindes são por tempo limitado.

Para você que chegou até aqui, primeiramente gostaria de parabeniza-lo(a) pela dedicação e interesse pelo assunto, que é de suma importância, e em caso de qualquer tipo de dúvida em relação ao e-Book, entre em contato conosco.